|
Começamos o ano de 2021 com uma notícia MARAVILHOSA! A Casa Alegria foi uma das instituições selecionadas para participar do Projeto "Retomada Cultural" da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, pela Lei Aldir Blanc.
Trata-se da preparação de um Projeto de de Oficinas de Teatro, Dança e Música, com as crianças e adolescentes da Casa Alegria, que culminará na apresentação de um lindo vídeo com os resultados finais das Oficinas.
Durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2021, a Casa recebeu essas turminhas, com aulas semanais, tomando todas as medidas de prevenção ao Coronavírus, de acordo com as recomendações dos órgãos da Saúde do Governo.
E VOCÊ PODE ASSISTIR AO VÍDEO AGORA!!!!
Clique Aqui e Assista!Clique Aqui e Assista!
![]() |
|
Reforço escolar, alfabetização e atividades lúdicas para crianças de 04 a 10 anos. As atividades ocorrem na parte da manhã e tarde, momento em que são avaliadas as necessidades de cada criança. Entre outras atividades, vale reforçar um dos principais focos, que é identificar quais crianças que necessitam de uma alfabetização tardia, uma vez que já foram verificados alguns casos de crianças que possuem grande deficiência de alfabetização.
EQUIPE DE PSICÓLOGAS
Sob a Coordenação da nossa semeadora Márcia Rosina, vários projetos devem voltar a acontecer nesse ano de 2021, envolvendo a reciclagem e os cuidados com o Meio Ambiente. Atualmente temos as atividades relacionadas à obtenção de receita com a venda de papel e papelão, tampinhas, garrafas plásticas e metais.
AULAS DE INFORMÁTICA BÁSICA
Visando proporcionar aos adolescentes o conhecimento básico necessário, o curso, sob Coordenação de Haydée Magriña, tem como conteúdo a apresentação do Computador com o sistema operacional e aplicativos mais utilizados tanto nas escolas como nos escritórios das empresas, objetivando assim facilitar a sua vida escolar, a sua iniciação na vida adulta e a mais fácil inserção no Mercado de Trabalho.
A ideia de realizar a Oficina de Teatro para adolescentes atendidos pela Casa Alegria partiu do pressuposto da necessidade de aproximá-los de uma arte tão pouco acessível a esse público. Pouquíssimas pessoas residentes em Comunidades no Rio de Janeiro têm acesso a essa manifestação de arte e o intuito é exatamente diminuir, para esses jovens, o abismo cultural em que hoje eles se encontram. Soma-se a esse propósito, outro de igual importância: dar voz e valor a seus anseios, suas ideias, suas angústias, por meio da representação teatral. A construção de uma narrativa conjunta, que possa reunir toda a diversidade de experiências, seja dos responsáveis pelo projeto, seja dos alunos, é de uma riqueza impalpável, que tem como finalidade auxiliar esses jovens a expandir sua mentalidade, eliminar estigmas, valorizar suas contribuições para a sociedade e, sobretudo, melhorar sua autoestima e poder de comunicação. Na foto, Isabel Gandra e Fábio Freitas, facilitadores da Oficina especial de teatro, voltada ao Projeto Retomada Cultural - Lei Aldir Blanc.